segunda-feira, 23 de março de 2009

Inauguração de novo trecho do Metrô



Hoje o nosso Excelentíssimo senhor Presidente, Lula veio à Recife para inauguração de um novo trecho do Metrô do Recife, que liga o centro da cidade à Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes. A operação comercial da Linha Sul trará, inicialmente, um incremento na demanda do Metrô de aproximadamente 20 mil usuários/dia, podendo chegar a 35 mil.
Com a conclusão das obras dos terminais de integração e a aquisição de novos trens para o trecho que será inaugurado, o metrô passará a transportar 190 mil usuários, totalizando 380 mil usuários. O tempo de viagem entre as estações Recife e Cajueiro Seco será de 25 minutos.
Com 24 anos de funcionamento na cidade o Metrô do Recife passa a partir de hoje a ter 39,5 km de extensão de linha, numa cidade que possui 220 km², a abrangência do sistema ainda é irrisória. Principalmente se levarmos em consideração que o trecho atendido é totalmente voltado para área sul da cidade.
O transporte metroviário é uma opção segura e rápida para quem precisa se deslocar pela cidade e a questão é que os governantes não se interessam por este tipo de investimento. Sei que a implantação de um sistema como esse tem um custo bastante elevado, só para inauguração desse novo trecho o governo diz ter investido R$ 365 milhões, porém as vantagens são enormes.
A questão da pontualidade. O metrô tem horários fixos e por ter seu trecho de deslocamento livre pra ele o percurso é feito no tempo exato. Em média gastam-se 2 minutos de uma estação para a outra.O metrô possui uma velocidade média de 40 km/h e ao contrário dos ônibus, não fica dando solavancos e freadas bruscas. Por isso mesmo que o metrô esteja lotado e o passageiro precise ficar em pé a viagem não é tão desconfortável.
Além disso os ônibus precisam constantemente desviar rotas por causa de manutenções em tubulações, no asfalto, fechamento de ruas para eventos, protestos, acidentes, entre outros problemas. Aliás o índice de acidentes é outra grande vantagem. Por correr em linha exclusiva a quantidade de acidentes, sobretudo com mortes é infinitamente menor que o de ônibus.
Outra grande vantagem é que o sistema (ao menos aqui em Recife) é todo climatizado com sistema de refrigeração. Numa cidade como a nossa em que a temperatura média sempre passa dos 25°C, isso é uma vantagem enorme. Para quem não quer chegar ao trabalho suado e com cara de quem correu uma maratona, o metrô é uma ótima opção.
De acordo com a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários – ANTF, o sistema polui 50% menos que o sistema rodoviário de transporte, significando para população da cidade menos doença respiratória e para a prefeitura e governo estadual menos gente nas emergências públicas. Além de tudo isso, o conforto de não pegar engarrafamentos intermináveis, sobretudo nos horários de pico.
Por todas essas razões o governo deveria investir muito mais nesse tipo de transporte, inclusive para o transporte de cargas, que é o que faz nossa economia girar. Por que será que na Europa e nos países mais desenvolvidos do mundo esse tipo de transporte é tão utilizado? Quando teremos um trem bala circulando pelo país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário